Alighieri Business Inn
Finalist of the Saint Gobain Award of Sustainable Architecture. In the academic categtory.
2015
Cmercial construction
Business hotel
Av. Pedro Alvares Cabral, Ibirapuera, São Paulo.
2 SS + Ground + 9
Lot - 18.544,16 m²
Built - 16.390,00 m²
88 units
Metallic structur.
Orientação: Arq. Vanessa Chimirra - Chromarch
The hotel was inspired in the art of Dante e Botticelli, which I sought to represent like in a sculpture. Everything started with a sketch and the desire to respect the form of Dante's inferno. Poetically, in an inverse way, the hotel represents salvation and the external world the chaos. The number of stories was respected (circolos) described by Dante, being the lowest one marked with a sculpture. The main way inside the hotel connects the rooms to the rest of the installations, ending in a corridor that leads to the restaurant, and that represents the journey through purgatory leading to paradise. The restaurant represents paradise, with its circular shape, like Dante described. Although in the center, where Dante places the spot for god, I chose to represent god in another way, using nature, placing a fish tank. It poetically represents that the one that is closer to god is the one that is closer to nature.
O entorno e suas arquiteturas devem ser harmoniosamente integradas entre si, deixando o individualismo em segundo plano. Afinal cada elemento é parte de um todo, onde deve haver equilíbrio e lógica. Com este princípio, o hotel começou a ser desenvolvido a partir da análise do entorno, afim de projetar aquilo que naturalmente deveria haver naquele local.Considerando o MAC, vizinho direto, e as demais edificações do Ibirapuera, temos uma configuração escultória, monumentalista e bem arborizada. Obras que abusam de designs arrojados, curvas, fachadas icônicas e formalismo. Temos portanto, um grande museu a céu aberto, onde seria fortemente justificável a implantação de mais uma peça formalista para este riquíssimo acervo.
1 Praça
2 Acesso principal
3 Adm
4 Bar aberto - 200m² - 80 lugares
5 Recepção - 200m²
6 Acesso estacionamento
7 Acomodações - 88 unidades
8 Coworking - 140m² - 44 postos
9 Bar interno - 164m² - 60 lugares
10 Restaurante - 437m² - 120 lugares
11 Meeting rooms - 50 lugares
12 Auditório 01 245m² - 144 lugares
13 Auditório 02 - 91m² - 30 lugares
14 Foyer - 300m²
15 Adm eventos
16 Fitness center 300m²
17Centro de convenções - 894m²
18 Quadra de tenis
19 Acesso docas e saída de veículos
A estrutura é metálica, radial concêntrica. Com os pilares do átrio servindo de anel interno e as paredes divisórias dos quartos como anel externo. Ambos fazendo papel, respectivamente, de anéis de compressão e tração, como em uma cúpula.Tais paredes foram pré dimensionadas com uma boa margem para dimensionamento da estrutura e também sem interferências.As referências estruturais para o projeto foram selecionadas pelo modo em que se valeram de seus sistemas radiais e com átrios. Como a forma seria baseada no Inferno de Dante, des de o início havia a vontade de implantar um grande átrio central, para onde todos os hóspedes convergissem, e de onde pudesse se admirar a monumentalidade da edificação de uma perspectiva interna. Foi utilizado como referência então, o Burj Al Arab de Dubai, do arquiteto Tom Wright. Como resolução estrutural foram utilizados como referência as mais icônicas obras radiais concêntricas, como a Catedral de Brasília de Niemeyer e também a cúpula da Catedral de Firenze, de Bruneleschi. Tais referências foram essenciais para a adoção dos anéis de tração e compressão em pontos estratégicos.
Os quartos foram projetados em duas tipologias. Standard e Palace, todos com varanda panorâmica. As suítes Standard, (55 unidades) possuem média de 40,00 m² e possuem dormitório, w.c. e varanda. Os apartamentos possuem em média 80,00 m² e possuem o mesmo, porém com closet e uma antesala equipada comdiversas funcionalidades. Ambas categorias possuem opções single ou double, com uma ou duas camas queen size. Todas as unidades são equipadas com espaço laborativo completo.Os Apartamentos possuem uma divisória translúcida em estilo japones entre o quarto e a antesala para garantir paior passagem de iluminação natural e maior leveza no ambiente.